Espermograma
O que é
O espermograma é um exame que avalia o sêmen qualitativamente e quantitativamente, analisando as células seminais. Tradicionalmente, o diagnóstico de infertilidade masculina depende de parâmetros do ejaculado, com ênfase na concentração (quantidade), motilidade (movimentação) e morfologia (forma) dos espermatozoides, itens avaliados no espermograma.
Fornece informações importantes sobre a espermatogênese (formação dos espermatozoides), função de glândulas acessórias (próstata e vesículas seminais) e a permeabilidade do trato reprodutivo (fechamento ou não dos canais que conduzem os espermatozoides até a uretra).
Quando é indicado
Na investigação da infertilidade conjugal, o espermograma é o primeiro exame solicitado para avaliar a fertilidade masculina. Porém, considerando que mais de 80% dos homens com infertilidade possuem número de espermatozoides normais, o espermograma não pode ser utilizado como único teste para prever a fertilidade. A avaliação de fertilidade é um fenômeno complexo e multifatorial que envolve a avaliação do casal.
São outras indicações para a realização do espermograma: controle do tratamento de infertilidade; programação de gestação; infecções da próstata e vesículas seminais; endocrinopatias; tratamentos oncológicos; controle pós-operatório de vasectomia e cirurgia de varicocele.
Preparo antes da coleta
É necessário um período de abstinência sexual para a realização do exame: de dois a cinco dias.
Resultados
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2010), são considerados normais os seguintes valores do espermograma (análise seminal):
-
Volume do ejaculado: maior que 1,5 ml
-
Concentração de espermatozoides: 15 milhões/ml ou mais
-
Concentração total de espermatozoides: 39 milhões ou mais
-
Motilidade total : 40% ou mais
-
Motilidade progressiva: 32% ou mais de espermatozoide móveis progressivos e 40% ou mais de espermatozoides móveis totais
-
Vitalidade (% vivos): 58% ou mais
-
Morfologia: 4% normais ou mais
-
Leucócitos: inferior a 1 milhão/ml
Estes dados são apenas para situar a respeito do procedimento para leigos e não podem ser consideradas como uma consulta médica. Só o seu médico pode indicar o tratamento de escolha para seu caso específico.