Genética Aplicada à Infertilidade
O que é?
São exames que analisam os genes e os cromossomos, em busca de causas genéticas da infertilidade. Eles permitem avaliar os danos genéticos, a probabilidade de ter filhos e também quais problemas o feto pode desenvolver.
Principais exames:
Cariótipo
Este exame avalia o número e integridade dos cromossomos. Os cromossomos são as estruturas que carregam o DNA e toda informação genética do indivíduo. Em casos de alterações nos resultados, o casal pode ter risco aumentado de doenças genéticas para os filhos.
Principais indicações/quando o exame é solicitado:
quando existir histórico de perdas gestacionais de repetição, histórico familiar de aneuploidias (síndromes ligadas a problemas genéticos, como Síndrome de Down) e em mulheres com menopausa precoce.
Como é realizado:
O cariótipo normalmente é feito através de coleta de sangue e cultivo de linfócitos, o que pode demorar algumas semanas para liberação dos resultados.
Microdeleções do cromossomo Y
O cromossomo Y, também denominado cromossomo sexual masculino, contém genes que determinam o desenvolvimento testicular. Ele também contém os genes envolvidos no desenvolvimento dos espermatozoides. Quando o cromossomo Y apresenta falta de uma sequência de genes o homem também pode apresentar problemas de infertilidade. Este problema é chamado de microdeleção do cromossomo Y.
Principais indicações/quando o exame é solicitado:
No diagnóstico da causa de infertilidade masculina. É solicitado principalmente para homens com baixa contagem de espermatozóides e com ausência de espermatozoides no ejaculado.
Como é realizado:
É realizado a partir de uma coleta sanguínea.