top of page

Gravidez x Endometriose

Posso engravidar tendo endometriose?

Essa é uma dúvida comum entre as mulheres que têm endometriose - doença que afeta de forma significativa a saúde física e emocional. A resposta, felizmente, é sim. Quem tem a doença pode engravidar, apesar da chance de gravidez natural ser menor em relação às mulheres que não têm endometriose. Isso depende, ainda, da intensidade da doença. 


Quais são as opções de tratamento da doença? 

Embora a chance de engravidar naturalmente em virtude da doença seja menor, existem formas de se alcançar a sonhada gravidez, seja passando por meio de cirurgia para remover áreas afetadas (cistos ovarianos, aderências e implantes), seja pelo uso de medicamentos (terapias hormonais que controlem a dor e o crescimento do tecido endometrial fora do útero) ou, ainda, seja através de técnicas de reprodução assistida (a FIV pode ser uma opção eficaz para tratar a infertilidade associada à endometriose). 


Como fica a relação entre endometriose e infertilidade?

Ao longo de décadas, a relação entre endometriose e infertilidade tem sido objeto de estudos e debates na comunidade científica. Mulheres que têm endometriose convivem com a preocupação quanto às chances de gravidez, já que a infertilidade é uma das complicações mais preocupantes da endometriose. Apesar da infertilidade não afetar todas as mulheres que têm a doença, sua incidência é maior nesse grupo na comparação com a população em geral. Estimativas apontam que de 30% a 60% das mulheres com endometriose enfrentam dificuldades de concepção natural, dependendo do grau da doença. A endometriose provoca a queda no número e na qualidade dos óvulos, podendo, inclusive, comprometer as trompas e ocasionar inflamação e aderências que dificultam a fertilização.


A gravidez cura a endometriose? 

A prova do quanto uma gestação é bem-vinda também pode ser vista nos casos de mulheres com endometriose. Isso porque durante a gravidez, o organismo da mulher produz progesterona – hormônio que dificulta o crescimento de focos de endometriose. Mas atenção: essa produção hormonal não é capaz de eliminar por completo os focos da doença, principalmente quando se trata de casos avançados, mais graves.  


A gestação corre risco em mulheres que têm a doença? 

São raras as complicações na gravidez relacionadas à endometriose, tanto é assim que não existem evidências científicas que apontem para a necessidade de acompanhamento pré-natal diferente do protocolo convencional. 



Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page